Seja bem-vindo
Cajazeiras,23/08/2025

  • A +
  • A -

Jornalistas paraibanos recebem honrarias da ALPB e da APCA por excelência em imprensa, literatura e radiojornalismo

Profissionais de A União e da Rádio Tabajara são premiados com a Comenda Mário Tourinho; ALPB concede Medalha José Lins do Rego a Genedilson Monteiro e agenda a Medalha Epitácio Pessoa para Rubens Nóbrega

FONTE: TV PORTAL SERTÃO
Jornalistas paraibanos recebem honrarias da ALPB e da APCA por excelência em imprensa, literatura e radiojornalismo

A imprensa paraibana viveu um fim de semana de celebração. Jornalistas e escritores do estado foram reconhecidos pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e pela Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA) por produções de excelência no jornalismo impresso, no radiojornalismo e na literatura.

No último sábado (16), a APCA outorgou a Comenda Acadêmico Mário Tourinho de Imprensa — Edição 2025 às jornalistas da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Bárbara Wanderley e Samantha Pimentel, em café da manhã no Restaurante Moman, no Jardim Oceania, em João Pessoa (PB). No segmento Jornalismo Impresso, o Jornal A União conquistou o primeiro lugar com a reportagem “Melhores condições de trabalho são estratégia”, assinada por Bárbara Wanderley, e o segundo lugar com “Com 95 anos, Seap tem reconhecimento nacional”, de Samantha Pimentel. A comenda, criada há mais de uma década pelo administrador e jornalista Mário Tourinho (in memoriam), distingue trabalhos de destaque em administração pública e governança.

Durante a cerimônia, Bárbara celebrou o reconhecimento e destacou a importância de valorizar a profissão. Ela agradeceu ao Jornal A União, que definiu como “resistência do jornalismo impresso”, e à equipe de Redação, reforçando o caráter colaborativo do fazer jornalístico. Samantha Pimentel ressaltou a relevância de premiações que incentivam a boa prática no Estado e registrou a contribuição do editor José Cardoso (falecido em janeiro), que sugeriu e editou a matéria agraciada.


Na categoria Radiojornalismo, a Rádio Tabajara também se destacou. A repórter Clara Rezende conquistou o primeiro lugar com o segundo episódio da série “Entendendo o Orçamento Público”. A segunda colocação ficou com Marcelo de Lima, autor do episódio inaugural da série “Equilíbrio Fiscal e Desenvolvimento Social”. Ao receber a comenda, Clara explicou que a proposta surgiu das coberturas da ALPB, ao perceber a necessidade de traduzir, para o público, termos e decisões que impactam diretamente políticas de LOA e LDO. Marcelo, representado por Clara na solenidade, destacou que a série buscou tornar acessível um tema essencial, mas ainda pouco conhecido por grande parte da população.


As homenagens também chegaram ao campo literário. No último dia 12, a ALPB realizou sessão solene para conceder a Medalha de Mérito Literário José Lins do Rego ao escritor e jornalista Genedilson Monteiro (propositura do deputado Félix Araújo). Formado em Jornalismo pela UEPB, Genedilson foi reconhecido pelo destaque de sua produção literária na Paraíba, especialmente com o livro “Casa de Barro Branco e Areia”, drama poético lançado em 2024 na Bienal Internacional do Livro de São Paulo pela Lura Editorial. Para o homenageado, a distinção resgata a memória de um dos maiores escritores brasileiros e abre portas a novos autores paraibanos.


No próximo dia 21, às 15h, no Plenário Deputado José Mariz, a Assembleia realiza sessão especial (propositura do deputado estadual Luciano Cartaxo) para outorgar a Medalha Epitácio Pessoa ao jornalista Rubens Nóbrega. Nascido em João Pessoa e com laços afetivos em Bananeiras, Rubens iniciou carreira em 1974 no jornal O Norte e passou por A União, Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. Mesmo após a aposentadoria do impresso, manteve atuação no meio digital com o “Blog do Rubão”, preservando o olhar crítico sobre política, cidadania e democracia. Integra iniciativas como o Observatório de Jornalismo da Paraíba e o Laboratório de Combate à Desinformação da UFPB. Como autor, reúne crônicas, memórias e experiências em quatro livros: “Histórias da Gente” (2013), “Poderosa Isaura” (2018), “Baixa do Mel” (2022) e “Memórias do Batente” (2025), lançado pelos 50 anos de trajetória.

A diretoria do Sindjor-PB parabenizou os profissionais pelos merecidos reconhecimentos, sublinhando a qualidade dos homenageados e o compromisso com o jornalismo que honra a categoria e fortalece a informação pública.

As distinções concedidas pela APCA e pela ALPB reforçam a centralidade do jornalismo paraibano na formação cidadã, no controle social e na valorização da cultura — do impresso ao rádio, da reportagem à literatura —, reconhecendo talentos que ajudam a contar, com rigor e sensibilidade, a história do nosso estado.



Wgleyson de Souza – Jornalista
DRT: 4407/PB | API/PB: 3072 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.