Disputa pelo governo da Paraíba em 2026 esfria e deputados se concentram em garantir mandatos
Corrida pela janela partidária” domina bastidores; medo de erro estratégico trava definição para o governo

A corrida para definir o candidato ao Governo da Paraíba em 2026 deu uma esfriada nos últimos dias. Enquanto nomes como Lucas Ribeiro, Raniery Paulino, Adriano Galdino e outros eram ventilados como possíveis pré-candidatos, o foco dos bastidores políticos migrou para outra pauta urgente: a reacomodação partidária de deputados federais e estaduais de olho nas regras da janela eleitoral.
No Congresso Nacional, o clima é semelhante. Deputados federais também analisam os riscos de permanecerem em siglas que não oferecem sustentação suficiente para reeleição, temendo que a matemática das coligações e do quociente eleitoral os tire de cena, mesmo com boa votação individual.
Nesse contexto, o deputado Felipe Leitão foi um dos primeiros a conquistar sua “alforria” partidária, abrindo espaço para buscar uma legenda mais alinhada a seus interesses políticos.
Enquanto isso, os nomes da base governista que antes eram dados como certos na disputa pelo governo — como o vice-governador Lucas Ribeiro — diminuíram o tom. O próprio governador João Azevêdo teria orientado que a corrida majoritária só deve ganhar forma a partir de 2025, para evitar o risco da “queima de largada”.
COMENTÁRIOS