Seja bem-vindo
Cajazeiras,10/05/2025

  • A +
  • A -

Índia e Paquistão confirmam cessar-fogo após mediação dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado ter conseguido um acordo de cessar-fogo entre Índia e Paquistão, que vêm escalando um conflito entre si nos últimos dias.

FONTE: TV PORTAL SERTÃO
Índia e Paquistão confirmam cessar-fogo após mediação dos Estados Unidos

Em uma publicação na rede social da qual é dono, Trump declarou ter havido uma “longa noite de conversas” mediada pelo seu governo. Na sexta-feira, 9, o vice-presidente J.D. Vance havia afirmado à Fox News que o conflito “não é da nossa conta e não tem nada a ver com a capacidade dos EUA de controlar”.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Paquistão, Ishaq Dar, anunciou o cessar-fogo na Geo News. Segundo Dar, a Arábia Saudita e a Turquia desempenharam um papel importante para facilitar o acordo

O Ministro dos Negócios Estrangeiros indiano, Vikram Misri, reforçou que os chefes das operações militares de ambos os países conversaram neste sábado. “Foi acordado entre ambas as partes que cessariam todos os disparos e acções militares em terra, no ar e no mar. Foram dadas instruções a ambas as partes para darem efeito a este acordo”. A previsão é de que os altos responsáveis militares voltem a conversar em 12 de maio, acrescentou Misri.

“Depois de uma longa noite de conversas mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que Índia e Paquistão concordaram em um completo e imediato cessar-fogo. Parabéns aos dois países pelo bom senso e grande inteligência”, escreveu o americano.

O conflito entre Índia e Paquistão se intensificou neste sábado, 10, com os dois lados visando bases aéreas e se acusando mutuamente de atacar primeiro. O Paquistão disse que a índia lançou mísseis contra três bases aéreas no interior e, de imediato, a televisão estatal paquistanesa anunciou que a retaliação estava em andamento.

Na quarta-feira, a Índia atacou vários locais no Paquistão e na Caxemira paquistanesa, que descreveu como relacionados a militantes. Os bombardeios deixaram 31 mortos.

Na quinta-feira, a Índia afirmou ter frustrado ataques com drones e mísseis do Paquistão contra alvos militares em mais de uma dúzia de cidades e vilarejos, incluindo a cidade de Jammu, na Caxemira controlada pela Índia. O Paquistão negou ter realizado ataques com drones.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.