WGLEYSSON DE SOUZA

A Justiça Seletiva e a Impunidade no Brasil: O Que Está Por Trás do Silêncio?
A falta de ação contra grandes nomes da política evidencia a falha do sistema judiciário brasileiro

Eu fico sem entender como um país como o nosso, até o momento, ainda não colocou nenhum dos envolvidos na cadeia. Quando se trata do INSS, um dos maiores esquemas de desvio envolvendo sindicatos que roubam dinheiro dos idosos, dos mais necessitados, a resposta da Polícia Federal e outros órgãos competentes é zero. Não há explicações para a população.
Aonde estão os nossos representantes? Senadores, deputados, prefeitos, vereadores? A omissão da imprensa é alarmante, não generalizando toda a mídia, mas o silêncio parece ser uma constante. O que eles realmente vão fazer? A devolução do dinheiro? E, como em outros casos, vamos simplesmente abafar o caso?
A questão é: por que a justiça não funciona nesses casos? Até onde vamos aceitar que ela só sirva para prender pessoas humildes, sem recursos para pagar advogados, enquanto políticos e figuras de poder continuam impunes? Exemplo disso é o ex-governador Sérgio Cabral, que roubou milhões e, após tanta corrupção, segue com uma tornozeleira, sem cumprir pena de verdade.
Agora, temos o ex-presidente Jair Bolsonaro, que durante a pandemia colocou em risco vidas com sua irresponsabilidade, e ainda teve envolvimento com o desvio de recursos. E mais: o seu filho, deputado federal, chegou a desejar que os Estados Unidos jogassem bombas em nosso país para livrar a própria pele ou a do pai.
Aonde está a força da justiça? A força real do Judiciário brasileiro em situações como essas? É triste ver que quem tem dinheiro e poder parece estar acima da lei. Não podemos continuar ignorando essa realidade.
COMENTÁRIOS